Filhote de cane corso – como escolher o seu
A escolha de um filhote de cane corso é uma tarefa que deve ser feita com
maturidade levando em consideração múltiplos fatores.
Para muitos o que mais chama a atenção em um cachorro num primeiro momento é a sua cor.
O que não costumam levar em consideração é que nem sempre é a cor que traz a beleza ou o caráter do cachorro. Um cão bem construído estruturalmente terá uma singular beleza independentemente da cor que possui. Por outro lado, quando a genética não ajuda e a estrutura física não é boa, o cão terá uma singular feiura, independentemente da cor de sua pelagem. O alerta aqui é que escolham o filhote pela estrutura que ele possui, pela genética que carrega e pelo caráter que ele apresenta. Se isso tudo coincidir com a cor de sua preferência, ótimo, mas não é prudente colocá-la como prioridade de sua escolha. Sugerimos que a primazia da escolha estabeleça como prioridade o temperamento, a sequência genética e estrutura de formação – tipicidade.
O caráter do Cane Corso envolve docilidade, combatividade, sociabilidade, dedicação e guarda de território. Acredito que seja a soma desses adjetivos que faz dele um cão “equilibrado” em caráter.
É claro que cada indivíduo terá uma particularidade e nunca será possível repetir uma identidade. Estas particularidades, no entanto, são formadas com o tempo, com a educação que recebem do dono, com a vivência com outros animais e a permanência em um meio ambiente específico. Isso significa que, em certa medida, o cão pode ser moldado com o tempo, mesclando a educação recebida ao caráter herdado geneticamente.
Além da aparência
Para que a escolha seja a mais acertada é preciso considerar como é e como será o seu ritmo de vida e o da família que receberá o filhote. Se você e toda a família têm experiência com cães de guarda e necessitam de um cão mais combativo, tentem selecionar o mais dominante da ninhada bem como selecionar filhos de matrizes e padreadores com estas características, independente de cor ou estrutura. Se você e sua família são inexperientes com cães de guarda e não terão necessidade de um cão de temperamento forte, é melhor selecionar os filhotes de menor dominância dentro da matilha.
Deixe seu comentário aqui!