Cane corso: fases do desenvolvimento físico
O cane corso passa por fases diferentes de desenvolvimento físico ao longo da vida.
Do nascimento até por volta dos 90 dias de idade, o crescimento é explosivo. É nesta primeira etapa que o cachorro ganha peso rapidamente acompanhado do aumento do volume corporal. É um crescimento mais proporcional mantendo uma boa relação de altura, largura e peso. É a fase que normalmente todos se encantam com tamanha beleza e graça do filhote cane corso. Se o filhote está bem nutrido, não aparenta nenhum osso protuberante e sua cabeça possui uma forma mais arredondada.
Observação sobre as fotos: escolhemos mostrar primeiro nosso cão Cabernet Sauvignon que exemplifica as fases de filhote à fase adulta. As fotos da fase senil são de outro cão, o Nadaske Coco (in memorian – que pertenceu ao criador Christian Batista do Canil Dei Ludus Magnus). Ao final mostramos uma sequência de fotos de duas fêmeas.
A partir daí até o décimo segundo mês de idade o cane corso passa pela fase mais desproporcional do seu desenvolvimento físico. Mescla sem muita harmonia o crescimento ósseo – que envolve altura e comprimento corporal – com o desenvolvimento muscular. É comum notar nesta fase uma certa desproporção nas formas. É aquele período em que eles ficam desengonçados com as pernas bem compridas e orelhas desproporcionais ao resto do corpo. Alguns apresentam a cabeça ovalada e a garupa alta, que provavelmente passarão por alterações nas fases sequentes. Trata-se de uma fase que exige muita paciência dos proprietários, pois não é o caso de oferecer alimentos em excesso a fim de engordar o filhote ou de vê-lo mais ‘grosso’. O ideal é seguir um plano alimentar adequado para a idade e evitar a obesidade. O sobrepeso sempre será um problema mas neste período é ainda mais perigoso, pois as articulações estão em plena formação. Peso em excesso pode trazer grandes prejuízos para a formação perfeita das articulações – importante causador de displasia coxofemural.
Daí até o segundo ano de vida eles tendem ao ganho de massa muscular, o volume da cabeça também aumenta, geralmente acompanhado da redução do tamanho do fuço. Muitos cães só vão alcançar a maturidade física depois dos 30 meses de vida. O cane corso italiano atinge o ápice de crescimento somente no fim desta fase.
A fase adulta e plena se mantem por um período maior de tempo. Perdura dos 2 aos 8 anos de idade. A partir daí tem início a fase de senilidade, quando o cão vai perdendo energia, disposição e agilidade acompanhado da perda de massa muscular e da capacidade reprodutiva. É comum o aparecimento de calos de apoio, de pelos brancos, os dentes enfraquecem. É uma fase que exige ainda mais dedicação do proprietário ao cane corso. Ótima oportunidade pra retribuir todo o companheirismo e fidelidade que ele demonstrou ao longo d e toda a sua vida.
A seguir fotos de outro cão, Coco (in Memorian), feitas quando ele estava com 10 anos de idade.
Abaixo outras fotografias que retratam a evolução física do cane corso, usamos imagens de duas de nossas fêmeas: Potenza e Malvásia.
Potenza
Deixe seu comentário aqui!