Como é o convívio do cane corso com outros cães?
Esta é uma pergunta feita constantemente pelos interessados na raça.
O Cane Corso é um cão muito territorialista. Na fase inicial da vida pode conviver tranquilamente em matilha, mas na fase adulta a boa convivência entre os cães torna-se mais complexa. O que geralmente ocorre é que cães do mesmo gênero costumam apresentar problemas de convivência na fase adulta, principalmente se forem do mesmo porte. É pouco comum que fêmeas convivam em total harmonia umas com as outras na fase madura da vida. O mesmo vale para o convívio de um macho com outro cão macho. Exceções podem existir, mas não há como garantir sucesso continuado de matilhas dessa raça. Em períodos de cio ou na disputa de espaço por acasalamentos as brigas poderão fatalmente acontecer.
Em caso de desentendimento entre eles dificilmente a harmonia e a boa convivência voltam a ser como antes. Neste caso indicamos que sejam separados.
Aqui no canil optamos por manter juntos somente casais adultos. Além de fazerem companhia um para o outro, gastarem energia e brincarem bastante, juntos acabam por fazer uma guarda mais efetiva do território.
Há casos de sucesso de convívio de cane corsos com gatos, desde que tenham convivência ainda na fase bem jovem e que disponham de grande espaço. Em áreas de espaço reduzido isso já é mais difícil de ocorrer.
Em áreas rurais o cane corso italiano possui boa convivência com grandes animais como ovinos e bovinos. Esta convivência é histórica e já se estabelecia com sucesso na Itália, onde a raça se originou. É indicado, no entanto, que essa convivência se estabeleça desde os primeiros meses de vida do cão.
Deixe seu comentário aqui!